FEIRA DO PAO E FOLAR EM CAÇARELHOS 28/03/2010

Embora Longe, no Pinheirinho tambem se ouve a Radio RBA  e desta forma se vai vivendo entre dois amores. 
   
Entrevista feita pela RBA e divulgada neste Blog

2010-03-29 - Regional
Na freguesia há somente uma padeira
Feira do Pão e do Folar em Caçarelhos
Apesar da desertificação que se vive na região transmonstana há quem tente mater viva as tradições ancestrais.
Caçarelhos, uma aldeia do concelho de Vimioso, famosa pelo seu pão continua a atrair pessoas para provar este alimento tradicional.
Hoje, há apenas uma padeira a fazer uso da tradição.
A Feira do Pão e do Folar, que há uma década se realiza em Caçarelhos, concelho de Vimioso quer tornar-se num ponto de escoamento dos produtos endógenos das aldeias vizinhas. Esta localidade situada a meio caminho entre Vimioso e Miranda do Douro, é conhecida na região pela qualidade do seu pão e outros produtos característicos desta altura do ano. Se há pouco mais de 20 anos havia quatro padeiras a cozer em permanência, actualmente apenas uma está em actividade. A desertificação da aldeia levou muita gente para fora, os que ficam não querem aprender esta arte ancestral.
No entanto, o balanço da feira é positivo já que todos os produtos expostos são comercializados ajudando assim a rentabilizar a economia local.
De acordo com Sérgio Pires, presidente da Junta de freguesia de Caçarelhos, a feira é para continuar.
“Vamos continuar a promover o certame, no entanto, esta feira só se manterá enquanto as pessoas assim o entenderam, já que esta é uma boa oportunidade para expor os seus produtos,” salientou o autarca da freguesia.
Outra das ideias passa por promover a feira junto das localidades espanholas, já que é importante cativar os visitantes oriundos do outro lado da fronteira.
“Tudo aquilo o que produzo é vendido na feira. Apresar de já cozer pouco, há procura do pão de Caçarelhos. Tenho os meus clientes certos. Aqui havia muita padeira, agora só resto eu apesar da procura do pão aqui na aldeia”, disse a padeira à RBA.

0 comentários:

Enviar um comentário