Dr. Francisco Formariz


Ao longo de toda uma vida, dedicou e dedica grande parte do tempo a Caçarelhos e suas gentes, fazendo a história da aldeia que o viu nascer, recolhendo datas e pormenores, de eventos, de monumentos, de gentes, de origens, de nossos antepassados, enfim, cuida e trata de um manancial de informação sobre Caçarelhos, que ninguém calcula! Estudioso que, sempre que lhe foi possível, e nas idas à aldeia ia enriquecendo os seus arquivos, para que um dia, haja relatos da existência de uma povoação chamada Caçarelhos. Pouco, ou quase nada sei do espólio deste ilustre conterrâneo, mas a certeza tenho, de que esta personagem, nasceu, viveu, trabalhou, puxou, ajudou e ajuda e certamente, contribuirá com o sua vasta e riquissima recolha manuscrita sobre Caçarelhos, pois que ama e amará, muito embora longe da terra que o viu nascer, estou certo que a acompanha todos os dias com grande dedicação e paixão.
Sendo, também este blog dedicado a Caçarelhos, permitam-me esta publicação, muito simples e humilde, homenageando esta figura que se dá pelo nome Francisco Formariz ao qual expresso a minha muito humilde admiração e simpatia, com votos de Boas-Festas e um Ano de 2011 repletos de boa saúde. Um abraço Dr. Formariz.

FESTIVAL GEADA 2010







Pelo terceiro ano consecutivo, a "Banda Roncos do Diabo" estará presente no já muito conceituado festival "GEADA". Esta banda, ano apôs ano vai cativando mais e mais fãs, sendo uma realidade a alegria contagiante que transmitem em cada conserto a toda a juventude que nesta ocasião se deslocam centenas de quilómetros, para ver e ouvir aqueles cinco "mosqueteiros" que mesmo com aquelas coreografias acrobatas, não se perdem na afinaçao tão sincronizada, que só eles sabem e transmitem como que se de violinos se tratasse.
Sendo que este blogue previlegia e se dedica exclusivamente a Caçarelhos e às suas gentes, não poderia deixar de divulgar neste espaço o festival "GEADA" a realizar em Miranda do Douro pela Juventude Mirandesa nos dias 28, 29 e 30 de Dezembro, sendo que a Banda "Roncos do Diabo" fechará em conserto o festival. Porque a Banda tem uma costela de Caçarelhos, essa mesma costela, convida toda a juventude de Caçarelhos para assistir ao conserto de encerramento. Em nome de toda a Banda e meu próprio nome para todos os votos de um Feliz e Santo Natal José Ventura.

AN MIRANDÉS
Pul terceiro anho cosecutibo, la "Banda Roncos de l Diabo" stará persente ne l yá mui cunceituado festibal "GEADA". Esta banda, anho passado anho bai catibando mais i mais fanas, sendo ua rialidade l'alegrie cuntagiante que trasmiten an cada cunserto a to la mocidade que nesta ocasion se çlocan cientos de quilómetros, para ber i oubir aqueilhes cinco "mosqueteiros" que mesmo cun aqueilhas coreografies acrobatas, nun se perden na afinaçon tan sincronizada, que solo eilhes saben i trasmiten cumo que se de biolinos se tratasse.

Sendo qu'este blogue prebilegie i se dedica sclusibamente la Caçareilhos i a las sues gientes, nun poderie deixar de dibulgar neste spácio l festibal "GEADA" a rializar an Miranda de l Douro pula Mocidade Mirandesa ne ls dies 28, 29 i 30 de Dezembre, sendo que la Banda "Roncos de l Diabo" fechará an cunserto l festibal. Porque la Banda ten ua costielha de Caçareilhos, essa mesma costielha, cumbida to la mocidade de Caçareilhos para assistir al cunserto d'ancerramiento. An nome de to la Banda i miu própio nome para todos ls botos dun Feliç i Santo Natal. José Bintura.

Boas Festas e Feliz Ano 2011



O Blog Sons de Caçatelhos, Deseja a todos os Caçarelhensess, um Santo e Feliz Natal e que para todos seja possível o convívio da Ceia de Natal com suas famílias

VOTOS DE BOAS FESTAS

A Comissão da Comunidade de Caçarelhos na Área de Lisboa, atravês deste BLOG deseja a todos os Caçarelhenses, e a todos quantos estiverem ligados à Aldeia umas Boas-Festas de Natal e um Ano de 2011 cheio de Saúde, Paz, Amor e Alegria.

L BURRO I L GUEITEIRO

O primeiro festival do “burro e do gaiteiro” há alguns anos atrás teve início em Caçarelhos. A aldeia acordou ao som de gaitas e tambores e muitos burros que em caravana percorreram o caminho pedonal de Caçarelhos até Vilar Seco . Tive o grato prazer de acompanhar este evento a pé, porque gosto e tenho paixão pelo mundo das gaitas, gaiteiros e vida rural, aderi a esta festa bem genuína e nossa, não perdendo sempre que posso, fazer umas fotografias e filmes que é certo gosto de partilhar com todos quanto, tal como eu gostam disto. Assim, e porque estou a dar volta aos meus arquivos e atendendo a alguns simpáticos pedidos publiquei estes dois vídeos no youtube e então lembrei-me de os publicar neste blog dedicado a Caçarelhos e às suas gentes.

AN MIRANDÉS
L purmeiro festibal de "l burro i de l gaiteiro” hai alguns anhos atrás tubo ampeço an Caçarelhos. L'aldé acuordou al sonido de gaitas i tambores i muitos burros qu'an carabana percorrírun l camino pedonal de Caçarelhos até Bilar Seco . Tube l grato prazer d'acumpanhar este eibento la pie, porque gusto i tengo peixon pul mundo de las gaitas, gaiteiros i bida rural, aderi l'esta fiesta bien genuína i nuossa, nun perdendo siempre que puodo, fazer uas retratos i filmes que ye cierto gusto de partilhar cun todos quanto, tal cumo you gustan çto. Assi, i porque stou a dar buolta als mius arquibos i atendendo l'alguns simpáticos pedidos publiquei estes dous bídeos ne l youtube i anton lembrei-me de ls publicar neste blog dedicado la Caçarelhos i a las sues gientes.


Caçarelhos Integra Projecto "ALDEIAS DE PORTUGAL"