A Homenagem Merecida

POR CRISTÓVÃO MACHADO

       A Homenagem Merecida 


23 de Março de 2013 Caçarelhos, Feira do Pão

Há já algum tempo que não escrevia neste Blog mas hoje não podia deixar de o fazer. Graças aos Vídeos publicados pelo Caçarelhence José Ventura que tive o privilégio de ver no seu Blog “Sons de Caçarelhos“, não podia deixar de prestar esta homenagem ao Doutor Formariz.

Infelizmente este fim de semana não pude estar presente em Caçarelhos mas graças as novas tecnologias que eu acompanho com apreso, pude visualizar parte do grande acontecimento que ocorreu na nossa aldeia. Ainda não li a obra mas confesso que estou ansioso por começa-la a desfolhar página a página, capitulo a capitulo.

Quando comecei a Escrever no Blogue de Caçarelhos, posso dizer que o mentor deste sitio foi sem dúvida o Doutor Formariz pois graças a ele me inspirei para publicar os Artigos que escrevi e transcrevi neste Blogue. Muitos cedidos pelo mesmo, outros conseguidos através de pesquisas aqui na Internet e outros meios de comunicação. Confesso que ainda hoje continuo a pesquisar e tudo que encontro que fale ou esteja relacionado com Caçarelhos, faço questão de partilhar com todos vocês.

Belas Histórias que visionei ao lê-las e desse modo as publiquei aqui. Os Artigos do Doutor Formariz foram sem dúvida os mais marcantes e foram aqueles que me levaram a criar este Site.

Quando era mais novo e embora não seja muito velho, lembro-me do entusiasmo deste homem quando andava a recolher tal informação à cerca de Caçarelhos, Havia um brilho tal nos seus olhos que mostrava a alegria e entusiasmo deste investigador que parecia que andava à caça ao tesouro e de facto hoje reconheço que andava. Ficava maravilhado a ouvi-lo quando passava pelo meu comércio e conversando com a minha mãe ele nos dava a conhecer tais factos e histórias de Caçarelhos. Era algo de tão interessante porque era a história dos meus antepassados, do nosso Caçarelhos.

Se há pessoa que mereça tal homenagem por minha parte é sem dúvida o Doutor Formariz porque é graças a ele que sabemos muita da informação da História de Caçarelhos e felizmente hoje já temos a obra Publicada. Como disse o Doutor António Mourinho neste passado sábado na nossa aldeia, seria sem dúvida uma pena se esta obra não fosse publicada pelo Doutor Formariz, depois de toda a dedicação a conseguir tais informações e depois de todo o “trabalho”. Graças a este obra a História de Caçarelhos ficará gravada mais uma vez como tantas outras vezes já ficou. Desta vez mais ao pormenor, dedicada inteiramente a Caçarelhos, não podia deixar de ser este nosso historiador, este nosso “Indiana Jones” a conseguir tão grande acontecimento. Embora Caçarelhos infelizmente seja uma das vítimas da desertificação que os tempos e factos que tem acontecido ultimamente, fruto desta crise e dos tempos que vivemos, podemos sentir orgulhosos por tão bela obra. Graças as palavras tão bem aplicadas nesta publicação, ainda não li mas antes de ler, conhecer como conheço os artigos do Doutor Formariz sei que não poderiam estar melhores, porque são feitos com tal dedicação. Parte da vida deste nosso amigo foi vivída em Caçarelhos e fez com que na sua memória houvesse um cantinho para se lembrar de recolher esta joia da Cultura Transmontana.

Agradeço pela parte que me toca e dou os parabéns por tão bela obra que o Doutor Formariz nos Ofertou no dia 23 de Março de 2013, data que ficará gravada para toda a iternidade. De tal valor que aconteça o que acontecer se tornará Imortal perante o tempo. Muita coisa se irá escrever e investigar graças a tais “Apontamentos” apontados por este sábio que um dia teve esta ideia bela de começar a escrever esta linda história

Obrigado e Parabéns ao Doutor Francisco Formariz



                                                                                                                              Cristóvão Machado




FEIRA DO PÃO "ACTUAÇÃO DOS GRUPOS" CONTINUAÇÃO

FEIRA DO PÃO "ACTUAÇÃO DOS GRUPOS" Continuação



E com algum carinho por este grupo vos apresento "LAS ÇARANDAS"  outro bergantin com raízes em Caçarelhos. Esperando que tenham gostado, tal como eu, deste meu trabalho, envio para todos os de Caçarelhos, residentes e espalhados pelo mundo um forte abraço formulando votos de muita saúde e que a vida lhes sorria.








       








   

FEIRA DO PÃO "ACTUAÇÃO DOS GRUPOS"

FEIRA DO PÃO  "ACTUAÇÃO DOS GRUPOS"

























FEIRA DO PÃO ALMOÇO CONVÍVIO

FEIRA DO PÃO - ALMOÇO CONVÍVIO

Para que todos possam ver o que se passou em Caçarelhos no passado Domingo de Ramos e para que de alguma forma, os que não estiveram presentes verem o que perderam com a sua ausência. Deixo aqui o que foi possível captar para levar a todos algo que certamente vai mexer com quem visualizar este vídeo.




Lhienda de l folar de la Páscua



La lhienda de l folar de la Páscua ye tan antiga que se çconhece la sue era d'ourige.
 
Cuonta la lhienda que, nua aldé pertuesa, bebie ua rapaza chamada Mariana que tenie un solo deseio na bida, casar-se de nuoba. Botou-se a rezar, rezou tanto que Santa Catarina fizo cun que l sou deseio fusse atendido, i lhougo aparcírun dous antressados que se querien casar cun eilha: 

Un era fidalgo rico i l outro un lhabrador probe, dambos a dous éran rapazes guapos.

 La rapaza boltou-se a pedir ua upa a Santa Catarina para fazer la scuolha cierta . Anquanto staba firme na sue ouraçon, batiu a la puorta Amaro, l lhabrador probe, a pedir-le ua repuosta i terminando que l lhemite era l Deimingo de Ramos.
 Passado pouco tiempo, ne l mesmo die, apareciu l fidalgo a pedir-le tamien ua decison.

 Mariana nun sabie l que fazer.

Chegado l Deimingo de Ramos, ua bezina fui mui anquemodada abisar Mariana que l fidalgo i l lhabrador se tenien ancontrado a camino de la sue casa i que, naquel momiento, trabában ua lhuita de muorte. Mariana fugiu até al lhocal adonde ls dous se pegórun i fui anton que, çpuis de pedir la upa a Santa Catarina, Mariana boziou l nome de Amaro, l lhabrador pobre.

De biespera de l Deimingo de Páscoa, Mariana andaba atermentada, porque le tenien dezido que l fidalgo aparecerie ne l die de l matrimónio para matar Amaro. Mariana rezou a Santa Catarina mais ua beç a pie de l'eimaige de la Santa, al que parece, desta beç sonriu-le.
 Ne l die apuis, Mariana fui  a poner froles no altar de la Santa i, quando chegou a casa, biu que anriba de la mesa staba un bolho mui taludo cun uobos anteiros, i al redror flores, las mesmas que Mariana tenie puosto no altar.

Botou-e a fugir para casa de Amaro, mas ancuntrou-lo ne l camino i este cuntou-le que tamien tenie recebido un bolho asparcido. Pensando tener sido eideia de l fidalgo, fúrun até sue casa para le agradecer, mas este tamien tenie recebido l un bolho.

 Mariana quedou cumbencida de que todo tenie sido obra de Santa Catarina.

De percípio chamórun a este bolho “folore”, que bieno cul tiempo, a quedar coincido cumo folar i birou tradiçon que celebra l'amisade i la reconceliaçon.

 Durante las festebidades crestianas de la Páscua, ls afilhados questúman lhebar ne l Deimingo de Ramos, un ramico de bioletas a la madrina de batizmo i eilha, ne l Deimingo de Páscua, ouferece-le an retribuiçon un folar.





LANÇAMENTO DO LIVRO "CAÇARELHOS - Apontamentos Monográficos" Autor: Francisco Manuel Formariz

Foi no passado dia 23 que Caçarelhos se sentiu orgulhoso, pelo feito histórico de um filho da terra, com o lançamento do livro sobre Caçarelhos,  cujo título escolhido "Caçarelhos - Apontamentos Monoggráficos" Na minha simples opinião, um livro inteiramente dedicado a Caçarelhos, muito bem conseguido, lembrando ao pormenor acontecimentos ocorridos ao longo da da história centenária de Caçarelhos. Dr. Francisco Formariz quis legar ás gerações vindouras um documento, até hoje, único sobre a nossa aldeia. Sei que desde, à longa data, este nosso ilustre conterrâneo se tem dedicado em pormenor a Caçarelhos, mas nem sempre compreendido quando abordou gente, no sentido de obter informação histórica sobre detalhes da vida quotidiana, rural  e pastoril, contudo, foi-lhe negada, mas o seu crer e determinação não o impediu de deixar nos anais da história  esta recolha viva. A primeira de entre tantas que fez e tem guardadas na sua biblioteca pessoal, que possivelmente se perderão para sempre. Seria bom que a nossa junta de freguesia, auscultasse o nosso ilustre Dr. Formariz e no sentido de compromisso entre as partes, doasse a Caçarelhos o vasto documentário por ele guardado.
Para todos os que  estiveram com este nosso conterrâneo no momento certamente inesquecível, e para todos quanto lhe não foi possível estar presente, irei dentro das minhas possibilidades publicar neste blog  ao pormenor a bonita festa que foi o lançamento do livro "Caçarelhos - Apontamentos Monográficos" e a festa que foi também a chuvosa "Feira do Pão 2013"




















RECORDAÇÕES

 
Passados cerca de meio século, Caçarelhos, voltou a ouvir de novo o som de gaitas de foles, numa manhã fria de Dezembro do ano 2000 e... tal como outrora, no adro da Igreja matriz, à saída de missa, a população recordou aquele que foi o grande e mais conceituado gaiteiro da região. Naquela data dava os primeiros passos pelo gosto da gaita de foles o neto de Joaquim Ventura. A Gaitafolia quis desta forma homenagear perante a população o gaiteiro que a todos deixou muitas saudades. Em nome de Caçarelhos um abraço para aquela rapaziada GAITAFOLIA.

Perdoem-me os familiares de todos quantos em 12 anos que nos separam deste pequeno convívio, nos deixaram, e foram bastantes.

Contudo este blog, foi criado exclusivamente para Caçarelhos e suas gentes e é desta forma, e porque não lembrar e perpectuar entre nós, atravez destas imagens os nossos familiares que nos deixaram.





CAÇARELHOS  DE  PARABÉNS
 
Vai acontecer pela primeira vez, e ao longo de toda a história de Caçarelhos, um evento único e sem igual até à data. Graças a um filho de Caçarelhos, que nunca esqueceu as suas origens, amou, ama e amará sempre a aldeia que o viu nascer. Refiro-me ao conterrâneo Francisco Manuel Formariz, que brevemente completará  a bonita idade de 88 anos.
Homem culto, com determinação e sabedoria invulgar, vocacionado para as letras, que se bem o pensou, melhor o executou, deixando um legado histórico sobre Caçarelhos, para Caçarelhos e gerações vindouras. Com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso, da junta de freguesia de Caçarelhos e um grupo de conterrâneos, juntaram em boa hora esforços e pensaram fazer uma pequena homenagem ao Dr. Formariz.

Assim, e porque é merecedor da nossa amizade e carinho, apelamos a todos  os conterrâneos para acompanharem no próximo dia 23 de Março  (a coincidir com a feira do pão) a cerimónia do lançamento do livro de sua autoria  “CAÇARELHOS  APONTAMENTOS – MONOGRÁFICOS”.

É nesse sentido que, através deste BLOG, se convidam todos os de Caçarelhos das áreas do grande Porto e Lisboa, bem como outros conterrâneos espalhados pelos mais diversos, locais a estarem presentes no Sábado 23 e Domingo 24 de Março (Sábado e Domingo de Ramos) a já tradicional FEIRA DO PÃO.

Este conterrâneo merece todo o nosso apoio e carinho! Contamos ter-te em Caçarelhos na nossa companhia no referido fim de semana.  Nós estaremos presentes! Ajuda-nos a fazer a Festa que queremos ser de convívio, amizade e gratidão.
Para todos vai o meu muito obrigado, esperando encontrar-nos em Caçarelhos  a 23-03-2013.
José Ventura