A Homenagem Merecida

POR CRISTÓVÃO MACHADO

       A Homenagem Merecida 


23 de Março de 2013 Caçarelhos, Feira do Pão

Há já algum tempo que não escrevia neste Blog mas hoje não podia deixar de o fazer. Graças aos Vídeos publicados pelo Caçarelhence José Ventura que tive o privilégio de ver no seu Blog “Sons de Caçarelhos“, não podia deixar de prestar esta homenagem ao Doutor Formariz.

Infelizmente este fim de semana não pude estar presente em Caçarelhos mas graças as novas tecnologias que eu acompanho com apreso, pude visualizar parte do grande acontecimento que ocorreu na nossa aldeia. Ainda não li a obra mas confesso que estou ansioso por começa-la a desfolhar página a página, capitulo a capitulo.

Quando comecei a Escrever no Blogue de Caçarelhos, posso dizer que o mentor deste sitio foi sem dúvida o Doutor Formariz pois graças a ele me inspirei para publicar os Artigos que escrevi e transcrevi neste Blogue. Muitos cedidos pelo mesmo, outros conseguidos através de pesquisas aqui na Internet e outros meios de comunicação. Confesso que ainda hoje continuo a pesquisar e tudo que encontro que fale ou esteja relacionado com Caçarelhos, faço questão de partilhar com todos vocês.

Belas Histórias que visionei ao lê-las e desse modo as publiquei aqui. Os Artigos do Doutor Formariz foram sem dúvida os mais marcantes e foram aqueles que me levaram a criar este Site.

Quando era mais novo e embora não seja muito velho, lembro-me do entusiasmo deste homem quando andava a recolher tal informação à cerca de Caçarelhos, Havia um brilho tal nos seus olhos que mostrava a alegria e entusiasmo deste investigador que parecia que andava à caça ao tesouro e de facto hoje reconheço que andava. Ficava maravilhado a ouvi-lo quando passava pelo meu comércio e conversando com a minha mãe ele nos dava a conhecer tais factos e histórias de Caçarelhos. Era algo de tão interessante porque era a história dos meus antepassados, do nosso Caçarelhos.

Se há pessoa que mereça tal homenagem por minha parte é sem dúvida o Doutor Formariz porque é graças a ele que sabemos muita da informação da História de Caçarelhos e felizmente hoje já temos a obra Publicada. Como disse o Doutor António Mourinho neste passado sábado na nossa aldeia, seria sem dúvida uma pena se esta obra não fosse publicada pelo Doutor Formariz, depois de toda a dedicação a conseguir tais informações e depois de todo o “trabalho”. Graças a este obra a História de Caçarelhos ficará gravada mais uma vez como tantas outras vezes já ficou. Desta vez mais ao pormenor, dedicada inteiramente a Caçarelhos, não podia deixar de ser este nosso historiador, este nosso “Indiana Jones” a conseguir tão grande acontecimento. Embora Caçarelhos infelizmente seja uma das vítimas da desertificação que os tempos e factos que tem acontecido ultimamente, fruto desta crise e dos tempos que vivemos, podemos sentir orgulhosos por tão bela obra. Graças as palavras tão bem aplicadas nesta publicação, ainda não li mas antes de ler, conhecer como conheço os artigos do Doutor Formariz sei que não poderiam estar melhores, porque são feitos com tal dedicação. Parte da vida deste nosso amigo foi vivída em Caçarelhos e fez com que na sua memória houvesse um cantinho para se lembrar de recolher esta joia da Cultura Transmontana.

Agradeço pela parte que me toca e dou os parabéns por tão bela obra que o Doutor Formariz nos Ofertou no dia 23 de Março de 2013, data que ficará gravada para toda a iternidade. De tal valor que aconteça o que acontecer se tornará Imortal perante o tempo. Muita coisa se irá escrever e investigar graças a tais “Apontamentos” apontados por este sábio que um dia teve esta ideia bela de começar a escrever esta linda história

Obrigado e Parabéns ao Doutor Francisco Formariz



                                                                                                                              Cristóvão Machado




0 comentários:

Enviar um comentário